Perigo de vida: se o osso do peixe ficar preso na garganta

Perigo de vida: se o osso do peixe ficar preso na garganta



We are searching data for your request:

Forums and discussions:
Manuals and reference books:
Data from registers:
Wait the end of the search in all databases.
Upon completion, a link will appear to access the found materials.

O que fazer se as coisas engolidas ficarem presas na garganta?
Não é incomum as crianças colocarem objetos na boca e engoli-los acidentalmente. Mas isso também acontece com os adultos - mais frequentemente do que se pensa. Os médicos não apenas informam sobre espinha de peixe ou ossos engolidos, mas também sobre talheres, pilhas ou até pedaços de dentes. Muito disso pode ser perigoso.

Se algo acidentalmente acaba no estômago
Muito do que você coloca na boca acidentalmente acaba no estômago. Isso acontece não apenas para crianças, mas também para muitos adultos. Para alguns objetos, como ímãs engolidos, você deve procurar o médico rapidamente. Outras coisas, como colheres, pimentas de queijo ou lâminas de barbear, parecem ainda mais perigosas. Freqüentemente, mesmo os médicos não sabem exatamente o que fazer nesses casos: esperar, remover endoscopicamente o item ou até operar? Uma coisa é clara: se a bateria de um botão for engolida, uma ação deve ser tomada imediatamente, mas não necessariamente com uma pequena bola de gude. Mas como você remove um pedaço de bife, como uma lâmina de barbear? De acordo com um comunicado de imprensa atual, cientistas de toda a Europa, liderados pela Clínica da Universidade de Ulm para Medicina Interna I, publicaram agora uma diretriz sobre o assunto para a Sociedade Europeia de Endoscopia Gatrointestinal (ESGE). Depois de avaliar a literatura especializada internacional disponível, fornece recomendações para diagnóstico e terapia.

Algumas pessoas engolem objetos intencionalmente
Não apenas crianças, mas também adultos, principalmente idosos, engolem objetos que causam dor no peito, entre outras coisas. Os cientistas estimam que isso afeta cerca de 13 pessoas a cada 100.000 pessoas por ano. “Partes de pedaços ou partes inadequadas dos alimentos são frequentemente engolidas, por exemplo, um pedaço de bife grelhado ou espinha de peixe. Mas também temos pacientes que engolem um pedaço de vidro ou juntamente com queijo e uvam o bipe de plástico afiado ”, relata o Prof. Dr. Alexander Meining, chefe de endoscopia na Clínica da Universidade de Ulm para Medicina Interna I, que lidera as diretrizes em uma equipe com seu colega de Ulm, Dr. Michael Birk e cientistas de toda a Europa.

"Um caso especial são as pessoas com doenças mentais que engolem objetos intencionalmente, desde uma longa colher de sorvete a rebocos ou lâminas de barbear", diz Meining. A nova diretriz não apenas fornece recomendações sobre o procedimento de diagnóstico apropriado, mas também sobre a urgência e as várias opções de recuperação.

Se as baterias ou ímãs forem engolidos, consulte um médico imediatamente
“Se alguém engolir uma bateria de botão, o médico deve agir imediatamente, porque reações elétricas ou químicas podem danificar a mucosa gástrica ou intestinal. Os ímãs também precisam ser removidos imediatamente, porque sua atração pode fazer com que duas alças intestinais grudem e se machucem ”, explica Meining. Objetos afiados e grandes também devem ser localizados e removidos, dependendo da localização. Existem instrumentos endoscópicos especiais com braços diferentes, com alças ou xícaras para proteger o tecido circundante. Se um objeto inofensivo ainda estiver na frente do estômago, ele pode às vezes ser empurrado para dentro do estômago. Em casos extremos, no entanto, um objeto deve ser removido por cirurgia.

"Também é importante saber quando você não precisa fazer nada, basta observar, o que geralmente ocorre com objetos contundentes menores", diz o professor Meining. Se você engoliu algo não comestível, leve um objeto idêntico, por exemplo, uma torta de queijo, ao médico, se possível. Isso facilita o diagnóstico e a terapia.

Caneta no estômago por 25 anos
"Já recebemos muitos comentários positivos dos colegas sobre a diretriz, que agora foi publicada na edição online da revista especializada Endoscopy. Todo médico pode repentinamente ser confrontado com esse caso e, em seguida, tem que agir rapidamente, a diretriz pode ajudar aqui ”, diz o professor Meining. O diretor médico chefe do Hospital Universitário de Ulm, Prof. Udo X. Kaisers, acrescenta: "Preparar o conhecimento científico e clínico internacional para o trabalho diário dos médicos é uma tarefa importante da medicina universitária, que foi implementada aqui de maneira prática e bem fundamentada". Em 2011, um dos casos mais incomuns de um objeto ingerido foi relatado. Naquela época, os médicos relataram na revista "British Medical Journal Case Reports" sobre uma mulher britânica que engoliu uma caneta de feltro em 1986. Acabou no estômago e ficou lá por 25 anos. Quando os médicos o tiraram do paciente em 2011, descobriram que a caneta ainda estava no estômago depois de um quarto de século. (de Anúncios)

Informação do autor e fonte


Vídeo: Adulto engasgado. Primeiros socorros